O blogueiro egípcio Sandmonkey (macaco d'areia), um defensor do livre-arbítrio, finalmente se lembrou porque lhe pareceram familiares as recentes famigeradas charges ditas anti-islâmicas, publicadas num jornal dinamarquês, e que tanta confusão têm causado. Acontece que ele se lembrou que as tais charges já tinham sido publicadas em Outubro de 2005 no jornal egípcio Al Fagr, durante o Ramadão. Ele escreveu ontem em seu blog [ http://egyptiansandmonkey.blogspot.com/ ] um post intitulado "Freedom For Egyptians" (Liberdade para os egípcios) com esta revelação bombástica.
Apesar de as charges, (clique aqui para vê-las -
http://oglobo.globo.com/online/blogs/arquivos/2006-02-09_13h01_As_charges_e_a_fajuta_revolta_islamica_-_charges.jpg ) terem sido publicadas ( http://freedomforegyptians.blogspot.com/2006/02/cartoons-were-published-five-months.html ) há tanto tempo no jornal de um país muçulmano, para toda a população ler, não houve a menor manifestação de escândalo, sofrimento, revolta ou ira da população. E não era um jornaleco não, o Al Faqr tem uma circulação respeitável no Egipto. Pois bem, para matar a cobra e mostrar o pau, Sandmonkey procurou em casa, encontrou a edição do referido dia e escaneou o jornal, estampando as imagens em seu blog. Resumindo -- os terríveis cartoons que têm sido motivo de baderna, destruição e morte, já tinham sido publicados há quatro meses, ou seja, durante o mês sagrado do Ramadão e não houve qualquer revolta. Ninguém pensou por um momento em boicotar o Egipto nem seus produtos. No entanto, quando as mesmas charges foram publicadas num jornal dinamarquês... deu no que deu.
Grande sacada do Sandmonkey, parabéns. Vale a pena visitar o blog do homem e clicar nos links que ele oferece. Esperemos que o Sandmonkey mantenha sua real identidade bem guardada, caso contrário vai levar uma bela escovada. Muitos estão acreditando que a intensa revolta que temos visto diariamente na TV e nos jornais é coisa orquestrada. No Líbano, há quem creia que os protestos em Beirute tenham sido apoiados por forças sírias e que o fato de este movimento irado ter irrompido depois dos lamentáveis incidentes durante o Hajj é algo significativo.
O post do Sandmonkey está ganhando avassaladora fama mundial, quase estourando a banda do servidor do pobre mancebo. Mais de 70 milhões de blogueiros já postarem links apontando para o blog do cara, gerando mais de 30 mil hits desde o post.
Segundo Sandmonkey, enquanto a população islâmica árabe estava enlouquecida pela revolta criada pela mídia oficial, seus governos estavam se beneficiando dessa distracção do povo. A família real saudita, por exemplo, usou esta revolta para distrair a população que ficou tiririca da vida com o estouro das massas de fiéis ocorrida no evento do Hajj em Meca e que resultou em centenas de mortos.
Já o governo da Jordânia usou a revolta para distrair o povo com relação às novas leis locais sobre o salário mínimo exigidas pelos sindicatos. O governo da Síria, por sua vez, se aproveitou do levante para criar uma divisão sectária no Líbano e para mudar o foco no assassinato de Hariri.
E finalmente o governo egípcio está usando a baderna para fazer passar na surdina certas reformas no judiciário e na segurança social. que terão como efeito cortes de mais de US$ 300 milhões nos benefícios das famílias mais necessitadas do Egipto.
O povão desses países citados não está prestando atenção aos seus problemas mais imediatos, pois estão ocupados demais defendendo o profeta, enviando milhões de emails e mensagens SMS, boicotando queijo e manteiga dinamarqueses, brinquedos Lego e queimando a bandeira dinamarquesa em suas praças públicas. Isso sem mencionar os mais exaltados que atribuem as charges a uma conspiração judaica visando a denegrir a imagem do Islão. Segundo Sandmonkey "eles provaram novamente que o mundo árabe é retardado e não merece nada melhor que os líderes que têm".
----------------------------------------
Obrigado ao amigo Sidney Simões pela óptima dica.
-------------
22/03/2006
Vera Perdigão
Comentário: Uaaaaauuuuuuuuu! Que estouro! Se estiver realmente bem documentado e comprovado, isto vai dar uma reviravolta, apesar das massas estarem empolgadas e não quererem desistir nem aceitar. Esses fanáticos não cedem, por nada deste mundo, nem querem deixar morrer os motivos para as lutas sangrentas e desordeiras. O moço que se cuide porque vai ter à porta uma possível avalanche de revoltados sanguinários danados para lhe acabarem com a vida e lhe calarem a boca. E não estou falando apenas das populações enraivecidas, mas sim dos sistemas de espionagem avançada e acobertada por alguns países pouco interessados em que termine a luta. Só costumamos ver isso na TV, mas filmes como «A Vingadora» mostram bem o que poderá estar por detrás disso.
---------------
Laura B. Martins