Laura B. Martins
Estupefacta!
Nem sei bem porque é que estou a repassar isto da Sara Rafael!
Será que também ando um bocado chateada? Se calhar sou a segunda mas não serei a última!!!!!
Vai daí, vou-me deitar enquanto vou tendo uma caminha para dormir, porque macas de hospitais portugueses... nem vê-las!
E pensar que me anda o n/primeiro pela estranja a tentar copiar para cá o choque tecnológico e esquece-se que esse choque começou a ser preparado em 1980 para agora dar resultados dignos de serem copiados.
Mas, ó senhor! Então o senhor não vê que esse povo e o nosso são tão diferentes? Eles são politizados, instruídos, bem tratados.
E nós?
Primeiro deixaram-nos na ignorância durante 40 anos.
Depois deram-nos liberdades a mais.
Em seguida gastaram-nos o ouro que a outra senhora nos deixou por herança sem que nos servisse de algum proveito.
E agora querem dar-nos um choque tecnológico?
A troco de quê? A gente portou-se mal para ser-mos castigados? Possa!!!!!!!!
Se a gente nem passa no exame da 4ª classe, possuímos uma imensa percentagem de analfabetos, os n/alunos chumbam-se todos na matemática e no português e nas escolas têm um computador para 50 alunos, como é que vamos aguentar tanta tecnologia? Qual é o nível do povo do país a copiar? E o nosso? Não lhe vêm diferenças? Haja Deus!
Já informatizámos os tribunais?
Já informatizámos completamente os serviços de saúde?
Já informatizámos os serviços estatais?
E por fim, o mais importante: já ensinaram os empregados de cada sector a trabalhar decentemente com a informatização?
Ah! Esqueceram-se de lhes dar formação? Eu logo vi que se esqueciam de alguma coisa!!!!!!
Não se esqueceram?
Ah..... foram eles que faltaram à formação e foram para o bar ou para casa dormir a sesta!!!!!
Mas não há ninguém que confira estas formações?
Ah!..... São só um pretexto para receber os dinheiros da Comunidade Europeia e depois comprar uns jips e umas coisitas de luxo?!!!!!
Desculpem! Eu não sabia!!!!!!!
É que uma vez mandei uma mensagem para uma Câmara e acabei por telefonar para saber o resultado da consulta porque nunca mais me respondiam por e-mail. A resposta foi esta: - A pessoa que deveria receber as mensagens do público não sabia abrir a cx. do correio e, por isso, estava atulhada de mensagens sem resposta. Que tal? Parece piada, não é? hihihihihi
Portugal é assim mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!! Ganda país, meu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não admira que esteja cheio de emigrantes vadios!!!!!!!!!!!!! Sim, porque os outros trabalham e ainda se admiram com os portugueses. Dizem que poderíamos ser um país rico!!!!!!!!!!!
E não é que têm razão? Se não fosse tudo a roubar........ E ninguém a controlar porque a anarquia interessa a muitos!......
Cala-te boca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
------------------------------------------
Laura B. Martins
==========================
Moderar... dizem eles
Sara Rafael
em estado de choque
Preciso de ajuda.
A minha perplexidade é tão avassaladora como os meus problemas de liquidez.
O governo aumentou a taxa moderadora das urgências hospitalares, para moderar as idas do povo às urgências dos hospitais... disse o ministro da saúde... privada. Ou ministro da doença?
Estou confusa? Ah, pois estou!
Alguém se diverte nas urgências hospitalares para eles terem que restringir o acesso?
Ou há por lá festas ou rave parties que me passam despercebidas?
Quando vou às urgências ou passo 6 horas sentada com dores numa cadeira de plástico mais rijo que a madeira; ou as máquinas de diagnóstico estão avariadas; ou se parto uma perna estou três (3) dias na mesma maca, isto é: como não posso andar, passo 3 dias no meio dos lençóis sujos dos doentes anteriores mais a minha urina e fezes, num canto dum armário, porque não há camas que cheguem. Falta de camas nos hospitais e eles restringem o acesso?
Ou os médicos são incompetentes e internam doentes que não precisam de internamento ou eu tenho que pagar hospitais privados para ser tratada com dignidade?
Ou os portugueses são masoquistas para irem à "tortura" das urgências em Portugal?
Ou eles querem moderar o acesso das urgências hospitalares aos sem-abrigo que por lá tentam dormir em segurança? Os mendigos pagam nas urgências?
O ministro ainda acrescentou que esse aumento da taxa moderadora não é para financiar o sistema de saúde. Então é para financiar o quê?... o sistema de doença, para nos obrigar a fazer seguros de saúde?
Nós, os que não temos dinheiro quase para comer, não temos dinheiro nem para medicamentos.
De início eu não tinha médico de família. Depois atribuíram-me um. Ok.
Só que durante quatro (4) anos ele só deu consulta uma tarde por mês. UMA TARDE POR MÊS!!!
Só se conseguia consulta de madrugada no dia 1 de cada mês. Nunca o conheci. Agora ele resolveu trabalhar mais uns dias. Finalmente fui lá conhecê-lo porque estava doente. Como os médicos vão passar a ser pagos por cada doente que vêem, ele disse-me logo de entrada com ar ameaçador: "Só tenho 1/2 hora para a consulta. Depois não vá daqui a dizer que eu só lhe vi uma unha encravada!" Foi o 2 em 1: Olá e vai-te embora...
Não sou de desistir. Voltei com o meu anel de brasão. Ele "filou" logo de entrada o anel. Nesse dia tive tratamento 5 estrelas. Perguntou-me quem era a minha família e blá.. blá... Até me fez uma massagem nos ombros porque eu estava tensa, disse ele. E viva a nobreza...
Isto é vocação de médico? Ou é o critério absurdo da média elevada de mona, exigida pelo governo português, para entrar na faculdade de medicina?
No conselho onde resido ninguém, NINGUÉM faz os exames clínicos (que ele requisitou) pelo Sistema Normal de Saúde. O meu sistema e o de milhões de portugueses.
Os papéis inúteis dos referidos exames clínicos ficaram amarelos cá em casa. Eu melhorei porque fui tratada pela caridade de alguém.
Os donos da globalização são sádicos para gozarem com a miséria dos povos?
Quase todos os países da Europa já admitiram que têm o vírus da gripe das aves, após aparecerem algumas poucas aves mortas por lá. Aqui, de início, um responsável da saúde pública (não me lembro qual) disse que a doença não chegava cá porque as aves migratórias não passavam na nossa rota. Comecei a ficar perplexa nesse dia.
Agora, já aparecerem centenas de aves mortas, em vários pontos do país, e o resultado das análises aos animais é confidencial, porque não é divulgado. Tipo: se apanhares gripe das aves é melhor nem teres dinheiro para pagar a taxazinha moderadora para vires à urgência não vás morrer no hospital, que os nossos hospitais já estão tão contaminados com outros "bichitos" que não precisamos desse vírus... morre longe e sem saberes de quê, que é melhor pra todos.
Veio cá o Bill Gates dar uns "trocos" ao país. Pra formação informática, disseram eles. Teve um sistema de segurança que nunca ninguém viu por cá. Desataram alguns a escrever:
humilhámo-nos ao Gates. Ele foi recebido com honras de estado porquê?...blá...blá...
eles a escrever nos jornais pra ganhar dinheirito pra dar de comer aos filhos... claro. Só dizem o que lhes deixam dizer (ou escrever) nos meios de informação. E nós a levar com areia pró olhos. Desinformação... a deles. Peneira ocular... a nossa.
O dito cujo parece que comprou o Vaticano, dizem... não sei quem. Mais do que chefe de estado ele será o dono da igreja católica. Como também consta (não sei aonde) que ele pagou em acções da empresa, isso faz da igreja o 2º maior accionista da Microsoft... dizem por aí...
Esta teoria encaixa muitas peças do puzzle da globalização. A ser assim, lógico que o homem tem direito a vassalagem por cá.
Atente-se que há uns meses o governo anunciou que ia criar o cartão único: BI, nº fiscal, nº SS, ficha de saúde, etc... tudo de toda a gente, globalmente informatizado. Depois viram que não tinham dinheiro e disseram que afinal eram só 2 cartões em um.
Para que será exactamente que é o dinheiro que o Bill Gates deu a Portugal? Pra essa base de dados? Globalização da informatização do Portugal católico? Controlo global do poder papal ou temporal? Onde acaba um poder e começa o outro? Quem controla o quê? Quem manda em quem? Quem governa quem? O dinheiro está nas mãos de quem?
Há 3 anos que estou à espera que o tribunal me pague uma pensão de alimentos. Leram bem. PENSÃO DE ALIMENTOS! Não é exactamente uma dívida dum negóciozito qualquer. É dinheiro para comer. Os advogados pedem-me dinheiro, os solicitadores executivos do tribunal pedem-me dinheiro. São todos só a pedir dinheiro. Eu não tenho para lhes pagar. O meu dinheiro está lá. Todo! Inteirinho na conta bancária de alguém. E vou esperar mais um ano, pelo menos. Não sei como é que vou conseguir comer. Mas sei que não posso adoecer. E se isso acontecer? Suicido alguém?
Confusa, eu? Ah, pois estou! Mas estúpida não sou!
Junte-se a isto o facto de que, no espaço de 1 ano, fui vítima duas vezes de censura na Internet.
Tenho que pensar duas vezes no que escrevo, estou cortada na minha criatividade. Fiquei com ansiedade. Custa-me a respirar.
O meu portuguesismo está a tornar-se letal.
Saúde? Ensino? Justiça? Democracia? Aqui? É a P... Q... os P...!!!!
Há uns anos eu pensava que tinha havido aqui uma revolução pró-democracia. Agora descubro que há nítidas diferenças entre a democracia e a realidade.
Os portugueses espertos já emigraram. Os lentos estão a pensar se emigram ou não. Os de cabeça comprometida permanecem cá e lá, a fazer o regresso a uma ditadura camuflada.
Já respiro melhor desde que parei para escrever isto.
Raciocinar faz bem. Começamos a perceber a armadilha em que estamos. Visualizamos saídas.
Saí do estado de choque inicial em que comecei a escrever.
Pela minha idade, carência de liquidez e falta de saúde, que se lixe quem tiver ataques de histeria com esta crónica.
Que os meus inimigos tenham saúde e eu idem...
---------------
Sara Rafael
7 Março 2006
Lisboa - Portugal