Crónica minha, publicada no PORTUGALCLUB//PontoApoioLuso
Há uma enorme camada da população descontente com este estado de coisas.
E já foi dito, num programa televisivo, que a blogosfera começa a ter um certo peso.
Por isso... Quando eu for presa, não me levem tabaco porque é coisa que detesto quase tanto como as bacoradas dos n/políticos.
Há muito tempo que pessoas inteligentes, com a cabeça no lugar e trabalho apresentado, dizem o mesmo:
O país deveria ser gerido por GESTORES e não por políticos.
O Canal 2 da TV, pródigo em belíssimas entrevistas, (bem conduzidas e onde os entrevistadores não pretendem exibir-se e falar mais que os entrevistados), deu ao público a possibilidade de ouvir falar um verdadeiro gestor:
Creio que o cargo dele era o de Presidente do conselho de administração do Jerónimo Martins, ligado ao Pingo Doce!
Disse tanta coisa acertada que quanto mais ele falava mais eu sentia pena destes nossos politicozitos de meia tigela.
Entretanto também disse que a maneira de trabalhar dos portugueses e da administração pública, de onde deveria vir o exemplo, tinha que mudar.
Ele próprio, chamado ao Tribunal para resolver uma qualquer questão e com a audiência marcada para as 10 horas, chegou bem cedo, (como é próprio de quem tem que dar o exemplo na sua empresa, para poder exigir aos empregados), e ficou atónito com o desenrolar dos acontecimentos:
Conta que às 9 começaram a chegar os empregados. (a essa hora já deveriam estar sentados à secretária, porque a hora de entrada é às 9 e isso quer dizer que o trabalho começa às 9 e não às 9,10 ou 9,20).
Às 9,20, com grande espanto dele, voltaram a sair para o café e foram tomar o pequeno almoço.
Às 10 lá começaram a chamar para a audiência. Às 11 ainda a audiência não tinha começado.
Às 11,30 vieram anunciar que não havia audiência naquele dia e ficava para outra data a anunciar.
Ele estava pasmado e só dizia que tinha perdido uma manhã inteira, impedido de trabalhar na sua empresa onde deveria ter estado a manhã toda para resolver assuntos e onde ganhava o seu ordenado por isso.
Assim vai este país!!!!!! Sem gestores a geri-lo e gerido por políticos!!!!!!!
Gerir um país diz respeito ao bem estar da população rica ou pobre, criação de condições para bons planos de saúde e educação e trabalho para todos. Boas reformas, a tempo e horas e funcionalismo capaz e cortês. O exemplo vem sempre de cima!!!!!!!!!!!!!
Como se tem vindo a verificar ao longo dos anos, nada disto os políticos têm conseguido fazer além de gastar o n/dinheiro e o futuro dos n/filhos em luxos, desperdícios e lutas partidárias.
Este constante faz e desfaz de leis conforme entram e saem governos, não leva a nada.
É um alarde de poder político!
Gestores não procedem assim; tentam melhorar o que já está decidido aproveitando o que há.
Políticos destroem o que herdam na inútil luta de provar que são bons e os anteriores é que não prestavam.
GESTORES BONS dão lucros e conseguem riqueza tanto para uma empresa como para um país, sem virar a casaca.
POLÍTICOS BONS... Políticos bons?... Não existem! Só sabem auto-promover-se e puxar a brasa à sua sardinha em lucrativas e convenientes negociatas particulares com vista ao futuro!
Se isso for desastroso para o país... quem é que lhes vai pedir contas? Vão e vêem e as batatas quentes e abacaxis... quem vier atrás que os descasque e feche a porta.
Se todos somos responsabilizados por aquilo que fazemos, porque é que a classe destes fulanos não é?
Ainda hoje uma rádio noticiava que Portugal perdeu o subsídio relativo à seca que assola o país por ter apresentado o pedido fora do prazo estipulado. Culpas de quem? Quem vai pagar agora o que perdemos? Ninguém!!!!!!!! É o costume!!!!!
Numa empresa, um gestor que cometa fraude, vai ter que pagar por isso. E quando é despedido por gerência desastrosa, tem dificuldade em encontrar outro lugar do mesmo nível.
Políticos? Vão e vêm ao sabor dos diferentes partidos, saltam de uns para os outros conforme as conveniências da cor, viram a lapela, fazem as maiores asneiradas, não são responsabilizados e, mesmo que não subam na hierarquia política, é vê-los depois de destituídos dos cargos em belíssimos lugares auferindo ordenados cada vez mais chorudos, até entrarem de novo no governo pela mão dos partidos políticos.
E são sempre os mesmos que lá andam a fuçar!
Mas como é que é isto?
------------------
19/03/2005
Laura B. Martins