Ontem encaminhamos ao Portugal Club uma nota mencionando a celebração de uma missa em Fátima, denominada MISSA DA ESPERANÇA. Ouvimos isso num programa de rádio.
A cerimónia, dizia o comunicado, era promovida pela comunidade portuguesa emigrante de São Paulo e dela participavam artista famosos, nomeadamente, Ana Maria Braga, Sérgio Reis, Fáfá de Belém, Ângela Maria, Roberto Leal e outros.
Tinha sido convidado também o Padre António Maria do Rio de Janeiro, o deputado NEVES da emigração e outras personalidades da fé e da farra.
O radialista carioca, da Rádio Carioca, Mota Pimenta, que hoje transmitiu a festa para um outro programa da Rádio Bandeirantes, fez entrevistas com os artistas e declarações retumbantes de emoção e comoção.
Tudo bem, foi um confraternização de fé, bonita, singela, enternecedora.
Os artistas, apesar de terem tudo, também precisam de graças e disseram ter ido lá para agradecê-las à Virgem de Fátima, nada mais justo.
Mas a história tem prefácio.
E esse prefácio aponta para o custeio do passeio que, segundo os vigilantes da coisa pública, correu por conta do ICEP, um órgão do Governo de Lisboa sediado na chancelaria consular de São Paulo e promotor de negócios junto à empresa privada.
A ser verdade, o episódio é provocante.
Então uma parcela da emigração morre à míngua, velha, doente, indigente, as autoridades alegam dificuldades financeiras para atende-los e há dinheiro para encontros de fé e acção de graças de tamanha e falsa configuração ?
Quando vemos esses artistas no vídeo falando sobre humanismo, altruísmo e outras influências até nos deslumbramos, mas diante duma dessas, a fé cada vez mingua mais.
E, aqui perguntamos, como fica o problema social dos carentes emigrantes do Rio de Janeiro?
A cesta básica que lhes davam parece que vai ser suspensa.
O ASIC está atrasado.
O cadastramento de outros pobretões está parado.
Quem vai tolerar uma humilhação destas ?
Gasta-se dinheiro público para artistas irem a Fátima agradecer milagres à Virgem, enquanto nossas velhotas agonizam rezando e chorando ?
Será que a CARAVANA segue na estrada sem ouvir os latidos e gemidos ?
---------------------------------------
Gabriel Cipriano / Rio de Janeiro, cidade do sol
==============================
Do PortugalClub:
Que saudades do Tempo da Dita Dura!!!
Quando um dia um grupo de Artistas, chegaram a São Bento, e pediram ao inquilino daquele palácio, verba, para fazer uma tournée pelo Brasil, levaram um estrondoso NÃO.
O Salazar, firme respondeu, para os Alegres Artistas!...
Como é que vocês, querem que lhes dê dinheiro para ir cantar e dançar no Brasil, se é preciso primeiro matar a fome dos necessitados, aqui em Portugal?
Nos tempos que correm, assistimos, a todo o tipo de sem vergonhice, e falta de respeito para com o povo.
------------------------------------------------------------------------
21/11/2004
PORTUGALCLUB// Ouvidoria do Povo de PORTUGAL
NOTA:
Realmente a Fé anda um bocado enevoada. Vem chuva... ou pau pra cima deles?
--------
Laura